domingo, 12 de janeiro de 2014

Relembre a abertura da Novela "Brida" da Rede Manchete


A novela foi um fracasso de audiência, sendo a última a ser exibida pela emissora que veio a fechar as portas devida as dividas.
Brida é baseada no best-seller homônimo de Paulo Coelho que vendeu 800 mil no Brasil e 8 milhões em 36 países de língua portuguesa e espanhola em que foi lançado.O contrato no qual Paulo Coelho cede os direitos do livro para a Rede Manchete constava que ele não poderia interferir na adaptação. A Manchete apostava que a novela Brida fosse exportada para o exterior, uma vez que o livro foi publicado em mais de 40 países. A Manchete investiu cerca de R$ 45 mil em cada um dos 180 capítulos previstos.

Brida foi produzida pela Rede Manchete e exibida de 11 de agosto a 23 de outubro de 1998 em 54 capítulos, substituindo Mandacaru. Foi escrita por Jayme Camargo, Sônia Mota e Angélica Lopes, com a colaboração de Ana Fadigas e Samy Wurman baseada no livro homônimo de Paulo Coelho e dirigida por Walter Avancini.
Audiência
A meta para a audiência era de 10 pontos. Mas atingiu média de 2 pontos, o que corresponde a 160 mil telespectadores na Grande São Paulo. O horário eleitoral gratuito para as Eleições gerais no Brasil em 1998 foi apontada pelo baixo Ibope, "Também não podemos esquecer que o horário eleitoral contribui para que situação fique ainda pior. Depois de outubro pode ser que o ibope melhore", disse o diretor Walter Avancini . A emissora tinha um contrato de risco com os patrocinadores, e se, a novela não chegasse aos 5 pontos de audiência, os patrocínios iam ser cancelados, o que ocorreu. Numa última tentativa de fazer sucesso, o diretor Walter Avancini trocou o autor e inclui cenas eróticas, como já havia feito em Tocaia Grande , porém desta vez, a estratégia não obteve êxito e a emissora, já endividada, deixou de pagar o elenco e técnicos. A novela terminou em um resumo narrado, devido a greve dos funcionários. Foi um fracasso de audiência, com média de apenas 3 pontos no Ibope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário